O Secretário de Estado da Proteção Civil (SEPC) de Timor-Leste, Alexandrino de Araújo, informou que a instituição regista, desde 2019, mais de 500 pessoas afetadas por diversas inundações que têm ocorrido no país. Algumas delas já receberam apoio com materiais de construção.
Foi também referido que as inundações ocorridas no dia 22 de fevereiro na aldeia de Sabuli, do Posto Administrativo de Metinaro, surgiram na sequência de chuvas intensas, que causaram estragos em oito habitações desta comunidade.
Em resposta ao problema que afetou a comunidade de Sabuli, a Direção Nacional da Proteção Civil da SEPC, o Ministério das Obras Públicas e o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão deslocaram-se a Metinaro para prestarem assistência humanitária às vítimas do mau tempo, transportando-as para zonas mais seguras.
“Apoiámos as vítimas. Uma equipa está agora no local para reabilitar provisoriamente os muros da ribeira, a fim de garantir a segurança da população em Metinaro”, disse Alexandrino de Araújo.
De acordo com o relatório da SEPC, houve igualmente chuvas fortes no dia 21 de fevereiro, no Município de Bobonaro, o que afetou as instalações da Igreja de Nossa Senhora Imaculada da Conceição de Bobonaro.