O novo Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa, já tomou posse dessa função em Luanda, durante a cimeira da organização lusófona. O evento decorreu na capital angolana na sexta-feira e no sábado, dias 16 e 17 de julho.
O político realçou como prioridade o impacto da CPLP na vida dos cidadãos. “A aprovação do acordo sobre a mobilidade constitui, nesta medida, um marco verdadeiramente histórico para a organização ao permitir uma aproximação entre os cidadãos que se encontram espalhados pelos quatro continentes da CPLP, mas que poderão, um dia, estar unidos por um mesmo sentimento de pertença”, declarou.
Trata-se do primeiro timorense a ocupar o cargo de Secretário Executivo da comunidade lusófona. Albano da Costa aproveitou a ocasião para parabenizar a presidência em exercício de Angola, que substituiu a de Cabo Verde, pelo programa de prioridades que apresentou. Este é focado na consolidação da cooperação económica e empresarial.
A mesma fonte disse ainda estar empenhada em concretizar a vontade dos Estados-membros de aprofundar a cooperação económica. “Esta prioridade estabelecida pela presidência em exercício será a orientação constante do meu mandato e tudo farei para alcançar o consenso e apoiar a implementação das decisões soberanas”, acrescentou.
Zacarias Albano da Costa sucedeu assim a Francisco Ribeiro Telles no cargo de Secretário Executivo da CPLP.