A União Europeia (UE) vai disponibilizar à Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) cerca de 13,2 milhões de dólares norte-americanos para o combate à violência e abuso sexual de menores.
“Estou muito satisfeito por estar aqui presente para testemunhar o facto de a Iniciativa Spotlight, através da União Europeia, disponibilizar verbas no valor de 13,2 milhões de dólares americanos”, declarou o Embaixador da UE, Andrew Jacobs.
A afirmação foi feita no âmbito da participação na abertura do curso de formação, na Academia da PNTL. Jacobs mostrou ainda agrado pelo facto de a Iniciativa Spotlight apoiar a PNTL através da atribuição de verbas. O principal objetivo é proteger as crianças de qualquer tipo de violação.
O diplomata referiu também que a iniciativa financiada pela UE visa erradicar, no geral, todas as formas de violência de género. Esta deverá incidir então em vertentes como a legislação e a política, o fortalecimento institucional, a prevenção da violência e a qualidade dos serviços disponíveis e acessíveis.
Segundo o relatório da “Word Vision”, cerca de 30% das adolescentes no país foram alvo de violência física. Uma percentagem muito significativa indica que muitas são raparigas com deficiência e que nunca frequentaram o ensino.