Realiza-se amanhã, dia 17 de setembro de 2020, na sede da Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC) de Timor-Leste, a cerimónia de entrega do terceiro lote de material de laboratório com vista ao reforço de capacidade de atuação da PCIC na prevenção e combate à criminalidade organizada.
O material, que inclui produtos de laboratório fundamentais para a realização de perícias, no valor de 7 mil euros, vai ser entregue pelo Embaixador da União Europeia em Díli, Andrew Jacobs, e pelo Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, ao Diretor Nacional da PCIC, Vicente de Brito.
A iniciativa é promovida no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Instituto Camões.
O objectivo do PACED é a afirmação e consolidação do Estado de Direito nestes países, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.
Os dois primeiros lotes de material de laboratório foram entregues à PCIC em setembro de 2019 e em fevereiro de 2020.