O Ministério das Finanças e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste realizaram a transferência para o pagamento das rendas referentes a 2021 de 20 embaixadas e consulados do país no estrangeiro.
Os dois ministérios informaram ainda, através de uma nota informativa, que transferiram igualmente verbas para os custos operacionais de cinco representações diplomáticas. Trata-se de Banguecoque, Bruxelas, Genebra, Nova Iorque e Vietname.
“O total da transferência é de 1.988.500 dólares americanos [1.672.570 euros]”, refere ainda o documento.
Ambas as instituições efetuaram o pagamento de rendas dos consulados na diáspora, tanto em Atambua, na Indonésia, como em Darwin e Sydney, na Austrália. O pagamento foi também realizado nas embaixadas Brunei Darussalam, Birmânia, Camboja, Bruxelas, Cuba, Moçambique, Nova Zelândia, Filipinas, Coreia do Sul, China, Japão, Malásia, Vaticano, Estados Unidos da América, Laos, Reino Unido e Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, tendo faltado pagar as rendas da embaixada no Brasil.
Num comunicado anterior do Ministério das Finanças o pagamento das rendas abrangia as 21 embaixadas e consulados, bem como os custos operacionais de seis representações diplomáticas.
“No total, são 27 os pedidos de pagamento que o MNEC [Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação] submeteu ao MF [Ministério das Finanças]. São 1.540.000 dólares americanos [1.295.330 euros] para rendas relativas a 2021 e 564.500 [474.814 euros] para custos operacionais entre janeiro e junho do mesmo ano”, lê-se.