O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo para Timor-Leste com o objetivo de o mesmo ser usado como apoio para o abastecimento de água e saneamento do país.
Trata-se de um empréstimo de 47 milhões de dólares (39,4 milhões de euros), destinando-se a quantia ao fornecimento de “serviços seguros, fiáveis e acessíveis de abastecimento de água e saneamento a cerca de 62.000 pessoas que vivem em Lospalos, Viqueque e Same”.
No comunicado divulgado pelo BAD lê-se ainda que, além do BAD, o projeto será cofinanciado por uma subvenção de três milhões de dólares (2,5 milhões de euros) da Global Environment Facility, que o BAD vai administrar. Esse valor servirá para a compra de contadores de água, sistemas de controlo e outros equipamentos, bem como serviços de consultoria destinados a reforçar a resiliência climática do projeto.
O projeto de investimento financiará a construção de novas instalações para serviços de abastecimento de água e saneamento, incluindo 14 reservatórios de água e sete estações de tratamento de água.
“Ajudará também a reabilitar e expandir 130 quilómetros da rede de distribuição de água da região, instalar contadores de água para 10 mil habitações e construir 12 sanitários públicos e três instalações de tratamento”, refere igualmente o documento.
Segundo os dados disponíveis, a população urbana do país aumentou 4,2% anualmente desde 2008. No entanto, só 34% da população urbana tem acesso a uma rede de abastecimento de água canalizada, com o fornecimento a ser deficiente.