A Secretaria de Estado para a Formação Profissional e Emprego (SEFOPE) em Timor-Leste vai reiniciar brevemente o envio de trabalhadores para a Austrália. O número avançado foi de 162 timorenses.
Segundo o Diretor Nacional do Emprego Exterior, Filomeno Soares, o Governo australiano pediu ao homólogo timorense que organizasse todo esse processo de reinício de deslocação dos trabalhadores visados.
“Esta é a primeira reativação desde o início da pandemia provocada pela Covid-19. Queremos então que arranquem, o que nos vai exigir muita preparação para responder ao pedido formalizado pela Austrália”, afirmou.
A mesma fonte disse ainda que, entre os 162 trabalhadores, 83 irão trabalhar na Tasmânia, 39 em Hillood, 30 em Burlington e dez em Mountford.
“Os nossos colegas estão agora a ultimar todos os pormenores no sentido de darem instruções aos trabalhadores, enquanto outros estão a tratar do visto de trabalho. Outras empresas encetaram já contactos para efetuar os respetivos contratos. Assim, estamos a proceder a algumas atividades de modo a dar uma resposta positiva às agências”, esclareceu também.
Filomeno Soares avançou igualmente que está previsto o envio dos 162 trabalhadores timorenses para o próximo mês, a 02 de dezembro.