O antigo Presidente timorense Xanana Gusmão elogiou a decisão do Supremo Tribunal da Austrália de permitir o julgamento aberto ao público do advogado Bernard Collaery. O arguido é acusado de violar a segurança do Estado australiano num caso de espionagem contra Timor-Leste.
“Saúdo a decisão unânime do Supremo Tribunal do Território da Capital da Austrália, de permitir a possibilidade de recurso a Bernard Collaery, relativamente à divulgação pública de certas informações que, provavelmente, serão fornecidas como prova no seu julgamento”, pode ler-se numa declaração escrita pelo político e divulgada na imprensa esta quinta-feira, 07 de outubro.
“Collaery é um advogado australiano experiente, que enfrenta acusações de violação das leis de segurança e informações australianas, por revelar que os serviços de informações australianos colocaram escutas no gabinete do Governo de Timor-Leste durante as negociações de petróleo e gás”, lembrou no documento.
Gusmão escreveu ainda que “o povo timorense agradece a coragem demonstrada pelo senhor Collaery e oferece-lhe o seu apoio moral permanente”.