O líder do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, prometeu avançar com uma auditoria aos gastos do atual Governo caso o seu partido vença as eleições legislativas, que estão marcadas para domingo, 21 de maio.
A garantia foi dada esta quinta-feira, dia 18, no comício de Tasi Tolu. “Uma auditoria para saber para onde foi o dinheiro, como se gastou. (…) Não há relatório anual, não se sabe onde se gastou, em quê, como. Isso tem de se fazer já”, disse à “Lusa” à margem do comício de encerramento da campanha eleitoral.
“Claro que não se pode evitar (…) uma comparação dos dez anos do CNRT e destes últimos seis anos. O povo também compreende e sabe que em dez anos o CNRT gastou dez mil milhões e nestes últimos seis anos já [gastaram] mais de 11 mil milhões sem haver nada”, acrescentou.
Xanana afirmou ainda que, se vencer o sufrágio, vai trocar toda a equipa que atualmente lidera o setor do petróleo no país, o que inclui a petrolífera Timor GAP e o regulador, a Autoridade Nacional de Petróleo e Minerais (ANPM), além de mexer em várias leis entretanto aprovadas.