A empresa Timor Resources, que está a investir na exploração de petróleo ‘onshore’ no Sul do território timorense, entregou 100 mil máscaras a Xanana Gusmão.
O antigo chefe de Estado e atual dirigente do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) ficou então com a missão de distribuir pela população timorense essas máscaras. A iniciativa surge assim no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
As máscaras foram doadas com o apoio do Lake House Fund, associado a uma empresa de investimento privada fundada por Charles Brown, de Hong Kong. Brown é ainda membro do Conselho Fundador da Fundação das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Paz na China.
“A adoção generalizada de máscaras é talvez a intervenção mais simples e de custo mais baixo para parar a propagação do novo coronavírus e fazer com que as pessoas voltem a trabalhar em segurança”, afirmou o próprio, citado num comunicado da Timor Resources.
Brown elogiou o Governo e o povo de Timor-Leste por terem conseguido controlar a pandemia da no país. Recorde-se que o território encontra-se há vários meses sem casos ativos.