UNICEF em Portugal apoia regresso seguro de alunos a Timor-Leste

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Portugal lançou um apelo de emergência para ajudar 6,5 mil crianças em Timor-Leste a atingirem três metas de biossegurança nas escolas devido à pandemia da Covid-19.
Com um total de 153 mil euros, a agência quer apoiar o acesso regular à água nos estabelecimentos de ensino, bem como assegurar instalações permanentes para a lavagem das mãos e ainda que todos os alunos e professores tenham sabão.
A UNICEF realçou que 40% das escolas timorenses não possuem acesso à água corrente e a sabão. O apoio da UNICEF em Portugal e de parceiros resultará em instalações de água potável, saneamento e higiene para alunos de 30 escolas rurais como parte do Programa ‘Wash in Schools’.
A prioridade é ajudar assim estabelecimentos onde pode haver alto risco de propagação da Covid-19 nos municípios rurais de Díli, Bobonaro e Covalima.
Esta iniciativa visa, igualmente, facilitar o acesso à água segura, uma vez que muitas crianças têm que percorrer longas distâncias, carregando baldes com água todos os dias.