O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresentou, no dia 3, em Lisboa, os programas de fortalecimento do turismo fluminense para investidores, empresários e operadores do trade turístico brasileiro e europeu, durante o Encontro de Promoção do Turismo do Rio de Janeiro.
O Governo do Estado está a desenvolver ações promocionais das 12 regiões fluminenses, além de investir em melhorias na infraestrutura das cidades e na capacitação de profissionais. No evento na capital portuguesa, Castro falou ainda sobre a experiência do Rio como sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que este ano acontece em Portugal.
“O turismo é um importante setor para o Rio de Janeiro. É fundamental para movimentar a economia, gerando emprego e renda e atraindo novos negócios. A participação do turismo no PIB do estado chega a 5,49% e a nossa meta para os próximos dez anos é atingir até 12%. Empregamos mais de 220 mil pessoas na área e estamos trabalhando para chegar a 800 mil empregos diretos. Por isso, preparamos-nos com novas ações para receber os mais de 14 milhões de turistas estrangeiros e brasileiros que têm como destino o Estado do Rio”, disse este governador.
Para reconduzir o Rio de Janeiro “ao patamar de competitividade com outros destinos no cenário mundial”, o governo estadual criou o Apaixone-se pelo Rio e o TurismoRJ +10. O conjunto de ações para os próximos dez anos prevê um programa de qualificação profissional em parceria com universidades, Sistema S e outras instituições. A iniciativa inclui ainda investimentos em infraestrutura, como sinalização e segurança turística, e apoio à construção, reforma e ampliação de aeroportos, rodoviárias, portos e marinas.
Retorno dos grandes eventos
No evento em Lisboa, foram apresentados ainda os atrativos e o calendário de eventos dos 92 municípios do Rio. Após a crise provocada pela pandemia da Covid-19, o estado voltou a receber grandes eventos, como a Stock Car, a Copa Davis, o Rio Open de ténis e o Rock in Rio. Este ano, serão realizadas feiras de turismo em diversos estados e países, como a Fitur, edição internacional que aconteceu em janeiro, em Madrid, na Espanha.
Segundo o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o estado tem se estado a consolidar como destino também de encontros voltados para os negócios.
“O Rio tem vocação natural para o turismo de lazer, o mais tradicional. Mas o nosso estado vem se fortalecendo também no turismo de negócios, que são feiras e congressos. No Encontro de Turismo, aqui em Lisboa, mostramos para o trade a nossa capacidade de receber grandes eventos. Este ano, por exemplo, sediaremos a 50ª edição da Abav Expo, a maior feira de turismo na América Latina, em setembro, e o Web Summit Rio, maior encontro de tecnologia e inovação do mundo, em maio”, afirmou o secretário.
Também participaram no Encontro de Promoção do Turismo do Rio de Janeiro o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, além de diversas autoridades e entidades portuguesas e brasileiras, como o padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor no Rio, que abordou o tema do turismo religioso no Estado, com uma forte aposta também na ligação institucional com o Cristo Rei, em Lisboa.
Portugueses e luso-brasileiros atentos ao discurso de Castro
Ana Correia, presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB), com sede na região Centro de Portugal, considera que a promoção do turismo do Rio na Europa é importante para auxiliar na ligação entre Brasil e Portugal.
“Gostei de ouvir que há, da parte do Rio, uma aposta no turismo religioso bem como no turismo em geral. Tive a oportunidade de apresentar ao governador e aos demais responsáveis a Câmara de Comércio da Região das Beiras. Foi feito também, pela CCRB, o convite para estarem presentes na Feira Internacional de Negócios (FINBRASIL), que decorre em Florianópolis, em março deste ano e que é organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina e pela CCRB. Iremos utilizar a feria de turismo de Lisboa para estreitar as nossas relações”, explicou Ana Correia.
Por seu turno, Higor Esteves, diretor geral da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) na Europa, acredita que o evento mostrou o quanto o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado para atrair cada vez mais turistas nacionais e internacionais”.
“Ter a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca e do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, foi uma mensagem clara de comprometimento do governo em apresentar um Estado com muita oferta e segurança para o mercado internacional. A FUNCEX, conforme o nosso presidente António Carlos Pinheiro teve a oportunidade de dizer durante a sua apresentação, também está comprometida na busca pela excelência para que o Estado do Rio de Janeiro continue a ser um destino desejado em todo o mundo”, frisou Higor Esteves.
Já Emmanuelle Jacqueline Ortega Afonso, presidente e fundadora do Observatório dos Lusodescendentes, preferiu realçar os aspetos culturais e históricos que conectam a comunidade luso-brasileira.
“Brasil e Portugal, dois povos cada vez de mais proximidade, alimentada por uma migração, agora no sentido Brasil/Portugal, ao contrário do que aconteceu no século passado. E do sentido de navegação de Pedro Alvares Cabral, mas tudo se equilibra com mais brasileiros a viverem e a trabalharem em Portugal, também à procura das suas raízes familiares e mais portugueses a passarem férias no Brasil, um porto seguro onde a relação/qualidade está sempre certa, por sempre um povo irmão, que fala um doce português e paisagens, gastronomia, indústria, numa escala impossível em Portugal!”, finalizou Emmanuelle Afonso.
Ígor Lopes