África Austral: Violência de género aumenta em países como Moçambique

Segundo a Amnistia Internacional o confinamento imposto em vários países da África Austral, como Moçambique, obrigou jovens e mulheres a experienciar a violência de familiares abusivos, sem que tivessem a possibilidade de denunciar ou escapar ao perigo.

A conclusão está no relatório “Treated like furniture: Gender-based violence and COVID-19 response in Southern Africa”, da Amnistia Internacional, que conclui que estereótipos de género enraizados em normas sociais e culturais têm alimentado o aumento da violência.

Segundo a organização, em países como Moçambique, África do Sul, Madagáscar, Zâmbia e Zimbábue ainda é comum existir a ideia de que as mulheres se devem submeter aos homens ou que quando estes lhes batem é um sinal de amor.

“As medidas de confinamento significaram que as mulheres não podiam escapar de parceiros abusivos ou deixar as suas casas em busca de proteção”, nota o diretor para a África Austral e Oriental da Amnistia Internacional, Deprose Muchena.

“Em toda a África Austral, as mulheres que sofreram violência de género lutaram por denunciar os abusos, porque tanto elas como as organizações que trabalham para garantir a sua proteção e apoio não foram vistas como um serviço essencial e, portanto, enfrentaram restrições severas de movimentos”, acrescenta o responsável.

Dos cinco países onde a violência de género foi documentada, Moçambique, África do Sul e Zimbábue destacam-se como aqueles onde os serviços de apoio a jovens e mulheres sujeitas a violência e abuso não foram tidos em consideração na conceção das medidas de controlo da COVID-19.

Em Moçambique, as organizações da sociedade civil receberam um número invulgarmente elevado de casos de violência doméstica, após o início do estado de emergência, em março de 2020.

A investigação da Amnistia Internacional identificou ainda várias barreiras enfrentadas pelas vítimas e sobreviventes de violência de género. Entre estas estão: falta de confiança no sistema de justiça e traumas sofridos às mãos das autoridades, incluindo a polícia, e dos serviços de saúde, quando tentam relatar os casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

KEEPTALENT Portugal anuncia Paula Delgado como nova partner da empresa

KEEPTALENT Portugal anuncia Paula Delgado como nova partner da empresa

“Bem-Estar e Felicidade Organizacional” são os temas para os quais a KEEPTALENT Portugal, empresa especializada em ajudar as empresas da…
Cabo Verde: Governo promete alargar proteção social

Cabo Verde: Governo promete alargar proteção social

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, prometeu que o Governo vai alargar…
Irão apreende navio cargueiro com o bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz

Irão apreende navio cargueiro com o bandeira portuguesa no Estreito de Ormuz

As forças iranianas foram acusadas de apreender um navio cargueiro, este sábado, no Estreito de Ormuz, a cerca de 80…
Moçambique: Confederação das Associações Económicas alerta para a possibilidade de escassez e subida de preços de produtos alimentares no sul do país

Moçambique: Confederação das Associações Económicas alerta para a possibilidade de escassez e subida de preços de produtos alimentares no sul do país

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique alertou, esta semana, para uma eventual escassez de produtos agrícolas e consequente subida…