África do Sul: Partido do governo acusa EUA de conspiração

Keith Khoza, porta-voz do partido do Congresso Nacional Africano (ANC) declarou haver suspeitas de “actividades irregulares” na Embaixada dos Estados Unidos. O representante do ANC adiantou que tais suspeitas serão comunicadas a Washington através de canais diplomáticos.

Khoza referia-se a acusações feitas na semana passada pelo secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe, que aponta que os Estados Unidos planeiam uma mudança de regime na África do Sul, semelhante à Primavera Árabe. Mantashe falou na passada sexta-feira, numa marcha anti-racismo na capital de Pretoria, e deu conta de estar a ser planeada pelos Estados Unidos uma mudança de regime tal como aconteceu na Líbia e no Egipto.

De acordo com a agência de notícias “African News Agency”, os encontros realizados na Embaixada Americana não têm outro objectivo a não ser uma mobilização que visa a mudança de regime. O secretário geral da CNA diz estar ao corrente da existência de um programa que recruta jovens para os Estados Unidos durante seis semanas, trazendo-os de volta ao país onde são distribuyídos por todo o lado.

O embaixador americano na África do Sul, Patrick Gaspard, tem negado fortemente as alegações.

Patrick Gaspard, defende-se dizendo que os jovens em questão fazem parte do «Mandela Washington Fellowship» destinado a Jovens Líderes Africanos, uma iniciativa de Barak Obama iniciada em 2014.

O embaixador dos Estados Unidos diz estar “incrivelmente orgulhoso” do trabalho feito pelos seus colegas na África do Sul tanto em questões de saúde, como questões económicas e crescimento da taxa de empregabilidade. O embaixador referiu ainda, na sua página do “Twitter”, que de tudo fará para defender a honra e a integridade não-partidária dos seus colegas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin