África Subsaariana

Banco Mundial desembolsa 5,4 mil milhões de francos CFA a favor do Gabão

O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 5,397 mil milhões de francos CFA (9 milhões de dólares) do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para fortalecer a luta contra a pandemia de Covid-19 no país.

Depois do FMI e da União Europeia, o Banco Mundial deu o seu apoio ao Gabão na luta contra o Covid-19. A instituição multilateral aprovou um empréstimo de 5,397 mil milhões de francos CFA do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para fortalecer a luta contra a pandemia de Covid-19 no país.

Os fundos destinam-se a fortalecer o sistema de saúde, particularmente na prevenção, deteção e gestão de casos. Permitirão o fornecimento de equipamentos e materiais, como ambulâncias médicas, equipamentos de proteção individual e kits de diagnóstico para exames laboratoriais. Também serão usados para financiar a formação do pessoal de saúde e o estabelecimento de dois novos centros de diagnóstico Covid-19.

Este projeto baseia-se no compromisso de longo prazo concedido pelo Banco Mundial para fortalecer os sistemas de saúde no Gabão, incluindo o projeto em preparação dos cuidados básicos de saúde e complementa os esforços de outros parceiros de desenvolvimento como parte de uma resposta coordenada “, disse a representante residente do Banco Mundial no Gabão, Alice Ouedraogo.

No continente africano, o Gabão é considerado um dos bons alunos na resposta ao Covid-19, seja no lado preventivo como curativo.

Ontem, o país anunciou o estabelecimento de um centro de triagem capaz de realizar até 10.000 exames por dia, algo novo no continente. Este novo laboratório, instalado no Palácio dos Desportos, em Libreville, será usado pelo Gabão e pelos países vizinhos da sub-região cujas capacidades de teste são relativamente limitadas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo