África Subsaariana | Europa | Sahel

Comunidades Fulas reúnem em Paris no Congresso Mundial do Pulaaku

Foto: Tabital Pulaaku

A capital francesa, Paris, vai acolher de 25 a 27 de Julho o III Congresso Mundial do Pulaaku que irá reunir representantes das comunidades e organizações Fulas de África e da Diáspora.

O primeiro Congresso Mundial do Pulaaku teve como objectivo desenvolver uma estratégia e criar os mecanismos que permitissem a divulgação e compreensão do Pulaaku face à estigmatização das populações Fulas na zona Saheliana e que, devido aos conflitos e extremismo religiosos na região, provocou a marginalização nas sociedades das populações Fulas mais vulneráveis.

No segundo Congresso Mundial os participantes debruçaram-se na identificação dos novos desafios que faz face o Pulaaku, num quadro comunitário mas também no âmbito que constitui a pluralidade da sua identidade. Neste congresso foi também analisado o contributo da Diáspora fula.

Perante os actuais conturbados contextos dos Fulas em África, o III Congresso Mundial do Pulaaku irá concentrar-se na compreensão da situação da segurança das populações nómadas Fulas no Burkina Faso, Guiné Conacri, Camarões, Mali, Níger, Nigéria, Republica Centro-africana, Chade, Sudão, entre outros países africanos com população Fula.

Segundo os organizadores do evento, a Tabital Pulaaku e a associação Suudu Baaba (Casa do Patriarca), os intervenientes deverão “encontrar uma solução perene para a garantia de segurança dos pastores nómadas fulas”.

Deputados, personalidades políticas, membros da sociedade civil, activistas sociais, entre outros, de vários países africanos e europeus, já confirmaram a presença no III Congresso Mundial do Pulaaku.

Este Congresso acontece quando comunidades Fulas, particularmente no Mali, Burkina Faso e Camarões, têm sido alvo massacres e quando a comunidade Fula tem multiplicado os alertas de que está a ser alvo de um “genocídio cultural programado” e vítima de campanhas de diabolização e segregacionismo étnico em África.

O Pulaaku, segundo a definição que beneficia de maior unanimidade, é um “conceito” composto por um leque de fundamentos, teorias e práticas que caracterizam os Fulas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo