África Subsaariana

Descoberto um novo reservatório de gás entre o Senegal e a Mauritânia

A Kosmos Energy anunciou a descoberta de um novo reservatório de gás natural na concessão de Grand Tortue que atravessa a fronteira marítima entre o Senegal e a Mauritânia.

A companhia de petróleo norte-americana que descobriu este depósito informou que o novo reservatório do poço GTA-1 foi perfurado a 4.884 metros numa profundidade de água de 2.500 metros. O trabalho foi realizado pela plataforma Ensco DS-12, contratada pela Bp (British Petroleum).

O tanque de transporte de gás tem cerca de 30 m de comprimento e tem boas qualidades petroquímicas, segundo o relatório pós-perfuração.

Esta descoberta, parte de um novo programa de desenvolvimento para o local, levará à perfuração do poço de avaliação Yakaar-2 no Senegal em duas semanas e ao poço de exploração Orca-1 na Mauritânia no final do terceiro trimestre.

Segundo Andrew Inglis, CEO da Kosmos Energy,  “esta descoberta sugere a possibilidade de produzir mais gás natural liquefeito no local. Menciona uma possível produção de 10 milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano, se os resultados de outras perspectivas forem positivos”.

De referir que, de acordo com a mesma fonte, o projeto de gás natural liquefeito Grand Tortue Ahmeyim deverá fazer sua primeira entrega no primeiro semestre de 2022.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo