Dia Africano da Alimentação Escolar é assinalado a 1 de março

O Dia Africano da Alimentação Escolar assinala-se esta quarta-feira, 1 de março, pela segunda vez.

A efeméride foi determinada em janeiro do ano passado durante a 26ª Cimeira da União Africana, onde os países da organização, com o apoio do Programa Mundial de Alimentação (PMA), decidiram adotar a alimentação escolar como estratégia continental para melhorar a frequência e o desempenho dos alunos nas escolas. Nesta estratégia, existe um compromisso de alimentação escolar vinculada à compra local de alimentos, para gerar receitas para a comunidade, existindo assim um retorno para a comunidade e um ciclo de aproveitamento.

A existência das merendas escolares constitui um forte incentivo para que as famílias continuem a enviar os seus filhos à escola. Em consequência, vai contribuir para a redução do trabalho infantil, casamento e gravidez precoce, e a quebrar o ciclo geracional de pobreza.

No relatório divulgado esta semana pela ONU, destaca-se o caso de Moçambique, que tem sido o exemplo de país na procura de parcerias locais e internacionais para impulsionar a iniciativa no país. O mesmo documento faz também referência a São Tome e Príncipe, onde a existência da merenda escolar tem um grande impacto.

Em 2016, o Níger foi o país anfitrião do Dia Africano da Alimentação Escolar, pelo seu exemplo de liderança na promoção da alimentação escolar vinculada à agricultura local em países africanos.

O ponto alto da celebração do Dia Africano de Alimentação Escolar será em Brazzaville, no Congo, com debates, envolvimento de parceiros e partilha de experiências de alimentação escolar nos vários países do continente africano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro no Rossio, mas também noutras zonas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin