Eleitores começam a votar em Referendo sobre autonomia do Darfur

Começa hoje, segunda-feira, a consulta popular no Sudão sobre a autonomia do Darfur, a qual deverá prolongar-se por três dias.

As Nações Unidas expressaram dúvidas sobre a credibilidade do referendo e teme-se que o mesmo possa pôr em causa o processo de paz em curso na região devido ao deficiente recenseamento e à precariedade das condições de segurança que deverão afastar a maioria dos eleitores das mesas de voto.

O referendo irá determinar o futuro político e administrativo dos cinco estados da região do Darfur, que ambicionam auto-determinarem-se da jurisdição de Cartum, tal como previsto no acordo de paz de Doha, assinado em 2011, entre o governo sudanês e os rebeldes do Movimento de Libertação e Justiça.

A disputa em torno da auto-determinação do Darfur já causou cerca de 3 milhões de deslocados, segundo as Nações Unidas, mais do que o total de votantes registados para esta consulta popular, que não ultrapassa os 2,5 milhões de pessoas.

O último episódio de violência na região eclodiu a 9 de janeiro último, na localidade de Mouli, apesar de as autoridades sudanesas assegurarem que a região está livre de grupos rebeldes. As Nações Unidas, no entanto, registaram, apenas nas duas últimas semanas, mais 19,000 deslocados nas suas instalações no Darfur do Norte e outros 15,000 no Darfur Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…