África Subsaariana | Segurança

Estados Unidos emitem alerta de segurança devido às eleições presidenciais no Uganda

O governo norte-americano emitiu um alerta aos cidadãos residentes ou com intenção de viajar para o Uganda, devido às eleições presidenciais, marcadas para 18 de fevereiro, e as eleições locais, entre 24 de fevereiro e 10 de março.

“Este alerta termina a 31 de março de 2016. O Departamento de Estado recomenda aos cidadãos norte-americanos que permaneçam em condições de alta segurança durante o período eleitoral. Os cidadãos devem evitar caravanas políticas, centros eleitorais, manifestações e multidões de qualquer origem mesmo que pareçam pacíficas, pois podem originar confrontos e tornarem-se violentas”, diz em comunicado.

Este alerta surge uma semana depois do aviso emitido pelos EUA, de ‘deterioração’ do ambiente eleitoral nos países do Leste de África.

O documento refere relatórios da polícia ugandesa que mencionam o “uso excessivo de força” assim como o impedimento e dispersão das caravanas dos opositores políticos.

Também John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado de Relações Públicas, denunciou, a 15 de janeiro, atos de intimidação e detenções arbitrárias de jornalistas em alguns destes países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo