RD Congo: EUA antecipam grave destabilização se Kabila se mantiver no poder

As autoridades dos Estados Unidos da América advertiram que a República Democrática do Congo pode ser atingida por uma onda de violência se o presidente Joseph Kabila não ceder o poder no final deste ano.

“A crise política está a instalar-se à medida que a RDC prepara – ou melhor, não prepara – as próximas eleições, marcadas para novembro deste ano”, disse o Embaixador Thomas Perriello, enviado especial do presidente Obama para os Grandes Lagos no Congresso em 10 de fevereiro de 2016.

A Constituição da RDC afirma que um presidente não pode ter mais de dois mandatos. No entanto, o presidente Kabila que assumiu o cargo em 2001, não indicou se vai respeitar essa disposição.

A secretária de Estado adjunta para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, em declarações à comissão do Senado dos Estados Unidos da América, disse que um confronto político sobre o respeito pela Constituição da RDC poderia levar a “resultados potencialmente desastrosos para o povo da RDC e da região”.

Os Estados Unidos da América consideram a RDC como uma nação estrategicamente importante na África, devido não só ao seu tamanho, mas também por causa da sua enorme riqueza mineral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin