Biafra: EUA e Reino Unido recusam o reconhecimento de passaportes

Os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido negaram apoio ao grupo separatista do sudeste da Nigéria, recusando o reconhecimento dos passaportes emitidos pelo chamado Movimento para a Actualisação do Estado Soberano do Biafra (MASSOB).

Muitos jovens do sudeste do país, sobretudo nos estados de língua Igbo, acreditavam que os passaportes emitidos pelo MASSOB eram legais para atribuição de vistos.

Entretanto, Sunny Okereafor, Director de Informação do MASSOB, garantiu que o passaporte do Biafra é válido.  ‘A Nigéria é o único país que apreende os passaportes do Biafra. Dirijam-se ao Ghana, e os passaportes serão carimbados. Não se deixem enganar pela propaganda do governo nigeriano.’ declarou, acrescentando que ‘Noutros países do mundo, o passaporte do Biafra é aceite, como na Europa, Norte e Sul da América’.

Numa reacção rápida, o consulado americano exortou os nigerianos a ignorar as reivindicações do grupo separatista. ‘ Os Estados Unidos não consideram os passaportes provenientes de uma entidade do Biafra como um documento legal para a atribuição de vistos’, declarou Frank Sellin.

Também o governo britânico anunciou que não apoia nada que possa abalar as relações com a Nigéria. ‘Não podemos reconhecer um passaporte emitido por uma endidade dentro de outra maior, chamada Nigéria.’ Declarou em comunicado o Alto Comissariado Britânico em Abuja. ‘A resposta é inequivocamente ‘não’. O Reino Unido não reconhece o chamado passaporte do Biafra’.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…