A 18ª reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), será presencial. No final de novembro ou início de dezembro, a data final ainda não foi decidida, o presidente gabonês receberá fisicamente os seus homólogos da sub-região em Libreville. Esta será a primeira reunião presencial desde o início da epidemia de Covid-19 no continente africano.
Na sequência da sua passagem pela sub-região, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do gabonês, Pâcome Moubelet Boubeya, relatou a Ali Bongo Ondimba as suas várias conversações com os chefes de Estado a quem transmitiu o seu convite para participar na 18.ª sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC. Todos concordaram em participar, assegurou o governante.
Ali Bongo Ondimba receberá, portanto, cada um dos seus homólogos pessoalmente no Palais du Bord de Mer. Uma situação que se tornou possível graças à eficácia da resposta do Gabão ao vírus.
A única incerteza é a data desta 18ª sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEEAC. O ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que ocorrerá “certamente no final de novembro deste ano”.
Esta cimeira terá lugar um ano após o encontro em que os chefes de estado e de governo validaram a grande reforma institucional da CEEAC. Com uma nova organização, nomeadamente com uma comissão que substitui o secretariado geral, a sub-região pode agora recuperar o atraso em termos de integração em comparação com outros grupos sub-regionais do continente.