Gabão: Ali Bongo aparece em vídeo ao lado do Rei de Marrocos

O presidente do Gabão, Ali Bongo, fez, na segunda-feira, a sua primeira aparição desde que ficou doente, há quase seis semanas, num vídeo divulgado pela presidência a partir da sua estadia médica em Marrocos.

Bongo sofreu um derrame numa conferência na Arábia Saudita a 24 de outubro, disseram fontes à Reuters. A presidência inicialmente anunciou que o presidente gabonês sofria de fadiga severa e mais tarde adiantou que o governante tinha alguma “hemorragia” que exigia atenção médica.

A mulher de Bongo informou na semana passada que o chefe de estado viajava para Marrocos para continuar a sua recuperação. Ninguém, no entanto, divulgou detalhes específicos sobre a condição de Bongo.

Devido ao desconhecimento do seu exato estado de saúde e  paradeiro, surgiram rumores infundados de que estaria incapacitado ou morto. O principal tribunal do Gabão decidiu no mês passado que o vice-presidente presidirá o gabinete na ausência do Bongo.

No curto vídeo disponibilizado aos jornalistas, Bongo aparece sentado envergando uma túnica azul e branca, ao lado do seu amigo, o rei de Marrocos, Mohammed VI.

Os dois líderes aparecem a conversar brevemente, embora o vídeo não tenha som. A certa altura, Bongo, que está sentado num ângulo reto em relação à câmara, o lado direito do rosto obscurecido, bebe um gole do que parece ser um copo de leite.

A família Bongo governa o país produtor de petróleo há quase meio século. Ali Bongo é presidente desde que sucedeu a seu pai, Omar, que morreu em 2009. A sua reeleição em 2016 foi marcada por protestos violentos e alegações de fraude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

Os Estados Unidos da América (EUA) e os aliados decidiram excluir a Rússia do regime recíproco normal que rege o…
Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que houve “certos desenvolvimentos positivos” nas conversações com a Ucrânia realizadas nesta sexta-feira,…
Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

O Xº Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que deveria decorrer de 10 a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin