Gabão: Ali Bongo aparece em vídeo ao lado do Rei de Marrocos

O presidente do Gabão, Ali Bongo, fez, na segunda-feira, a sua primeira aparição desde que ficou doente, há quase seis semanas, num vídeo divulgado pela presidência a partir da sua estadia médica em Marrocos.

Bongo sofreu um derrame numa conferência na Arábia Saudita a 24 de outubro, disseram fontes à Reuters. A presidência inicialmente anunciou que o presidente gabonês sofria de fadiga severa e mais tarde adiantou que o governante tinha alguma “hemorragia” que exigia atenção médica.

A mulher de Bongo informou na semana passada que o chefe de estado viajava para Marrocos para continuar a sua recuperação. Ninguém, no entanto, divulgou detalhes específicos sobre a condição de Bongo.

Devido ao desconhecimento do seu exato estado de saúde e  paradeiro, surgiram rumores infundados de que estaria incapacitado ou morto. O principal tribunal do Gabão decidiu no mês passado que o vice-presidente presidirá o gabinete na ausência do Bongo.

No curto vídeo disponibilizado aos jornalistas, Bongo aparece sentado envergando uma túnica azul e branca, ao lado do seu amigo, o rei de Marrocos, Mohammed VI.

Os dois líderes aparecem a conversar brevemente, embora o vídeo não tenha som. A certa altura, Bongo, que está sentado num ângulo reto em relação à câmara, o lado direito do rosto obscurecido, bebe um gole do que parece ser um copo de leite.

A família Bongo governa o país produtor de petróleo há quase meio século. Ali Bongo é presidente desde que sucedeu a seu pai, Omar, que morreu em 2009. A sua reeleição em 2016 foi marcada por protestos violentos e alegações de fraude.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…