Gabão: Ali Bongo aparece em vídeo ao lado do Rei de Marrocos

O presidente do Gabão, Ali Bongo, fez, na segunda-feira, a sua primeira aparição desde que ficou doente, há quase seis semanas, num vídeo divulgado pela presidência a partir da sua estadia médica em Marrocos.

Bongo sofreu um derrame numa conferência na Arábia Saudita a 24 de outubro, disseram fontes à Reuters. A presidência inicialmente anunciou que o presidente gabonês sofria de fadiga severa e mais tarde adiantou que o governante tinha alguma “hemorragia” que exigia atenção médica.

A mulher de Bongo informou na semana passada que o chefe de estado viajava para Marrocos para continuar a sua recuperação. Ninguém, no entanto, divulgou detalhes específicos sobre a condição de Bongo.

Devido ao desconhecimento do seu exato estado de saúde e  paradeiro, surgiram rumores infundados de que estaria incapacitado ou morto. O principal tribunal do Gabão decidiu no mês passado que o vice-presidente presidirá o gabinete na ausência do Bongo.

No curto vídeo disponibilizado aos jornalistas, Bongo aparece sentado envergando uma túnica azul e branca, ao lado do seu amigo, o rei de Marrocos, Mohammed VI.

Os dois líderes aparecem a conversar brevemente, embora o vídeo não tenha som. A certa altura, Bongo, que está sentado num ângulo reto em relação à câmara, o lado direito do rosto obscurecido, bebe um gole do que parece ser um copo de leite.

A família Bongo governa o país produtor de petróleo há quase meio século. Ali Bongo é presidente desde que sucedeu a seu pai, Omar, que morreu em 2009. A sua reeleição em 2016 foi marcada por protestos violentos e alegações de fraude.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

A Frelimo e a Renamo apelaram aos votos no bairro Conguiana, localizado na cidade de Inhambane. Os apelos foram feitos…
Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

A Renamo acusa novamente a Frelimo de designar cidadãos de distritos não autárquicos para as mesas de voto, no âmbito…
Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, aterrou em Luanda na noite desta terça-feira, 26…
Moçambique: MDM promete melhorar saneamento na Matola

Moçambique: MDM promete melhorar saneamento na Matola

O cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) no município da Matola, Augusto Pelembe, partilhou que tem como prioridade melhorar…