Gabão: Ali Bongo felicitado pelos embaixadores por “sucessos diplomáticos”

O presidente do Gabão recebeu na segunda-feira votos de bom Ano Novo do corpo diplomático. Esta foi uma oportunidade para os embaixadores elogiarem os “muitos sucessos diplomáticos” registados pelo Gabão no ano passado e para o Chefe de Estado enumerar os desafios a serem enfrentados em 2020.

Foi com a primeira-dama, Sylvia Bongo Ondimba, que o Presidente da República, Ali Bongo Ondimba, entrou no salão de banquetes da Presidência da República. Agora recuperado do seu AVC de outubro de 2018, o chefe de Estado retomou este ano a tradição dos cumprimentos de Ano Novo.

Depois das forças de defesa e segurança, foi a vez do corpo diplomático com a voz do representante do Corpo Diplomático, Pierre Nzila, também Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Congo, na República Gabonesa, a apresentar os seus votos ao Chefe de Estado, evidenciando que 2019 foi para o Gabão um ano de muitos sucessos diplomáticos.

Respondendo aos desejos dos diplomatas, Ali Bongo Ondimba, depois de agradecer o seu apoio, enumerou os desafios que, na sua opinião, deveriam ser enfrentados em 2020 pela África e pela comunidade internacional, da qual ele lembrou que o Gabão era um “Parceiro confiável e leal”.

Entre eles, o número um do Gabão mencionou a luta contra as mudanças climáticas, a luta contra o terrorismo e os crimes transfronteiriços, mas também a promoção de um modelo de desenvolvimento menos desigual e mais inclusivo, de um modelo governação mais eficaz (incluindo a luta contra a corrupção) e maior integração regional.

“Em 2020, a diplomacia do Gabão voltará a trabalhar (para enfrentar esses desafios) com força e energia”, disse o chefe de estado do Gabão na sua página no Facebook.

Depois de reassumir o comando do país (em setembro), iniciar uma operação anticorrupção numa escala sem precedentes (em novembro) e regressar à cena diplomática (em dezembro), o presidente Ali Bongo Ondimba deve no início do ano, recomeçar as suas viagens internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

Brasil: Adélio Amaro distinguido pela Academia Luso-Brasileira de Letras

O escritor leiriense Adélio Amaro foi empossado membro correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), uma entidade com sede no…
Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

Goa: Candidato do Congresso afirma que Constituição indiana foi ‘forçada’ a Goa

As declarações de Viriato Fernandes, candidato do Partido do Congresso, estão a provocar controvérsia nacional depois de ter afirmado que…
Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

Moçambique: Mais de 1500 alunos sem aulas em Cabo Delgado

O Diretor da Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Ibo, Magide das Neves, revelou que mais de 1500 alunos…
Beirute relembra Genocídio Arménio

Beirute relembra Genocídio Arménio

Esta terça-feira, milhares de pessoas reuniram-se, em Beirute, para comemorar o 109° aniversário do genocídio Arménio. A maioria dos participantes,…