África Subsaariana

Gabão: Arnauld Engandji envia mensagem bilingue a Ali Bongo Ondimba

Na noite de domingo, o Ministro da Descentralização, Coesão e Desenvolvimento Territorial, recém-nomeado na noite de sexta-feira, foi demitido. Arnauld Engandji expressou-se publicamente no Twitter, dirigindo-se ao chefe de estado do Gabão, numa mensagem surpreendente, mais pela sua forma do que pelo seu conteúdo. O texto foi escrito numa mistura de francês e inglês.

“Foi uma honra e um orgulho. Enquanto estiver firme e forte nas tempestades da vida, eu sempre estarei ao seu lado. Pronto para o serviço”, escreveu em inglês. “Respeito profundo e dedicação sincera”, concluiu em francês, na publicação na rede social.

Além da forma da mensagem, um tanto surpreendente, explicada pelo atavismo anglo-saxão de Engandji (fez parte do seu curso na empresa de petróleo Shell no Gabão), a mensagem visa, como é frequente em semelhantes circunstâncias, poupar o chefe de estado.

“É uma maneira de mostrar, que o alvo não é o número um, mas a sua comitiva. Uma estratégia usual entre aqueles que foram demitidos das suas funções recentemente no Gabão”, analisa um professor de ciências políticas da UOB.

Mesmo que Arnaud Calixte Engandji Alandji pretenda ignorá-lo, o Presidente Ali Bongo Ondimba decidiu agradecer. É uma questão de autoridade e disciplina, explicou o Palácio do Mar.

“Ser ministro é um sacerdócio. Crianças mimadas não têm nada a ver com o governo. E aqueles que tentarem chantagear, será às suas próprias custas”, respondeu ontem à noite um dos ministros do governo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo