África Subsaariana | Economia

Gabão: Aumento dos empréstimos bancários às empresas no primeiro trimestre de 2019

No primeiro trimestre de 2019, os oito maiores bancos do Gabão concederam 1.565,4 mil milhões de francos CFA de empréstimos brutos à economia, dos quais mais de dois terços foram para empresas.

Durante este período, o montante de crédito concedido pelas instituições às empresas ascendeu a 1.059,4 mil milhões de FCFA. Esse valor representa 67,7% do total de créditos concedidos à economia, um aumento de 4 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.

Em março de 2018, o montante de créditos emitidos pelos principais bancos para empresas no Gabão foi de 63,7%.

Esta estatística atesta o dinamismo renovado da economia gabonesa. Em 2019 é esperado um crescimento  entre 3,5 e 3,9%. Parte deste crescimento será, no entanto, absorvido pelo crescimento populacional.

A fim de maximizar o crescimento, o Gabão comprometeu-se a diversificar a sua economia de modo a torná-la menos dependente da extração de matérias-primas, com baixa criação de emprego e valor acrescentado local.

Como em outras partes da África, o Gabão tem todo o interesse em desenvolver o seu setor agrícola. É aí que estão as principais fontes de emprego, para não falar de outras fatores externos positivos, como a redução da dependência alimentar e a sua fatura de importações ou a luta contra a desertificação rural e a densificação excessiva das áreas urbanas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo