África Subsaariana

Gabão é o primeiro mercado bancário da África Central

Apesar do pequeno tamanho da sua população, o Gabão é um dos mais fortes centros financeiros da África. No ranking anual estabelecido pelo semanário Jeune Afrique, das 42 instituições mais bem-sucedidas do setor na África Central, 7 são do Gabão. O total acumulado é de pouco mais de 5691,8 mil milhões de FCFA (9,554 mil milhões de dólares).

Esse excelente desempenho pode ser explicado em grande parte pelo BGFIBank, líder de mercado no Gabão, mas também no resto da África Central. O grupo liderado por Henri Claude Oyima consegue classificar dois dos seus estabelecimentos entre os melhores desempenhos em todo o continente.

O BGFI Holding Corp e o BGFIBank Gabon, que estão entre os dois primeiros na África Central, ocupam a 51ª e a 125ª posições, respetivamente, entre os 200 maiores bancos da África.

O Gabão, com cerca de 2 milhões de habitantes, não é apenas o primeiro mercado bancário da África Central, muito à frente dos Camarões, com 24 milhões de habitantes, dos quais os oito primeiros bancos acumulam pouco mais de 7,634 mil milhões de dólares ou a República Democrática do Congo, com 80 milhões de habitantes, cujas dez principais instituições acumulam pouco mais de 5,235 mil milhões de dólares, mas também é o quarto mercado na África de língua francesa, atrás da Costa do Marfim, Senegal e Togo.

 

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo