Gabão: Escassez de água em Dragon-Cosmopark aumenta risco de propagação de coronavírus

Os moradores do Dragon-Cosmopark, no 3º bairro de Libreville, expressaram a sua indignação pela falta de água nas torneiras há três semanas. Um verdadeiro caos neste período de coronavírus, em que lavar as mãos com água e sabão é altamente recomendado.

Não temos água nas torneiras. E quando os tanques de abastecimento de água começam a chegar ao bairro, apenas as pessoas na beira da estrada beneficiam”, lamentou um morador da área.

As pessoas deste distrito estão ainda mais revoltadas dado que a lavagem permanente das mãos com água e sabão é uma das medidas recomendadas pelo governo para limitar a propagação do terrível coronavírus.

Como vamos lavar as mãos várias vezes ao dia sem água? Muitos moradores fizeram um esforço para colocar água corrente nas suas casas. Mas sem água há vários dias, como vivemos?” questionou um morador do Dragon-Cosmopark, citado pelo Gabonreview.

A situação é ainda mais preocupante, uma vez que várias áreas da capital também estão a sofrer com escassez de água.

A necessidade diária de água potável de Libreville é de cerca de 300.000 metros cúbicos. No entanto, a Companhia de Energia e Água do Gabão (SEEG) produz apenas 230.000 m³ por dia. Ou seja, um déficit de 70.000 m³, reconheceu o chefe do departamento de água / estuário da SEEG. “Esse déficit é observado em certos bairros localizados no alto ou longe das tubagens principais“, acrescentou Philippe Nlome Nze.

Consciente das consequências relacionadas com a falta de água potável nas residências, principalmente neste período de crise relacionado ao coronavírus, a SEEG realizou um grande trabalho de estruturação para melhorar a disponibilidade de água.

Iniciamos a construção de uma nova unidade de produção, totalmente financiada pela SEEG. Essa unidade de produção de 36.000 m³ / dia permitirá absorver metade do déficit”, anunciou Philippe Nlome Nze.

Nesta perspetiva, a falta poderia aumentar os riscos de espalhar o coronavírus para o Dragon-Cosmopark e muitos outros distritos de Libreville na mesma situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin