África Subsaariana

Gabão: Estação seca pode agravar disseminação do Covid-19

Guy Patrick Obiang Ndong, porta-voz do Comité Diretor do plano de monitorização e resposta contra a epidemia de coronavírus no Gabão (Copil -Coronavírus), manifestou a sua preocupação sobre a especificidade da estação seca que poderá facilitar a propagação do Covid-19 devido a certas doenças, como Palu, a gripe, ou rinite com sintomas semelhantes aos do coronavírus.

É por esse estado de coisas que o Dr. Guy Patrick Obiang Ndong, durante sua coletiva de imprensa, durante a qual ele fornece diariamente a avaliação epidemiológica do Gabão, se propõe a explicar as razões de sua se preocupe com o problema.

Durante a estação seca, é o período do ano em que o tempo está frio no nosso país. Isso é acompanhado por rinite sazonal com sintomas como espirros, tosse, febre baixa ou dor de garganta. Sintomas semelhantes à epidemia de covid-19. Portanto, temos de ter cuidado, pois o vírus pode se multiplicar rapidamente durante esse período devido às baixas temperaturas“, alertou.

Para fundamentar a sua preocupação, o porta-voz referiu o exemplo dos países ocidentais atingidos pela pandemia no período de inverno. “Quando observamos a evolução dos países do norte, verificamos que o vírus multiplicou-se muito mais durante o inverno em clima frio. Devemos fortalecer as nossas medidas de barreira. Durante este período de estação seca para que não aconteça uma rápida disseminação do covid-19“, sublinhou.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo