África Subsaariana

Gabão: Frédéric Massavala sai em liberdade

O ex-ministro Frédéric Massavala, próximo a Jean Ping, será libertado provavelmente nesta sexta-feira depois de ter estado 20 meses detido na prisão central, após decisão do Tribunal de Recurso de Libreville na quinta-feira, 6 de junho.

“A provação foi longa e dolorosa durante o período de detenção do meu marido. Mas hoje, pela graça de Deus, vencemos, e essa é a vitória de todo o povo gabonês”, declarou a sua mulher, Charlotte Massavala.

O Ministério Público contestou a sentença de 5 anos de prisão, com 3 anos de prisão efetiva e uma multa de 600.000 CFA contra Frédéric Massavala em primeira instância por incitamento a ajuntamento desarmado e instigação de actos ou manobras suscetíveis de provocar distúrbios e manifestações contra a autoridade do Estado.

Na quinta-feira, o Tribunal proferiu a sua decisão e ordenou “o levantamento do mandado de detenção emitido em 8 de setembro de 2017”.

Embora deplorando os atrasos particularmente longos de julgamento e, portanto, de prisão preventiva, os defensores dos direitos humanos saudaram esta decisão que testemunha, segundo eles, a “independência da justiça gabonesa”, muitas vezes retratada erroneamente. como sujeita ao poder político.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo