África Subsaariana

Gabão: Infusão terapêutica à base de madeira amarela e Quassia africana para combater o Covid-19

Enquanto se aguardam resultados das investigações médicas face à pandemia global continua, vários países da África Subsaariana decidiram recentemente recorrer à medicina tradicional para encontrar um remédio para combater o Covid-19.

No Gabão, a esperança chega de duas soluções que, segundo o farmacologista Guy Stephane Padzys, também professor-investigador da Universidade de Ciências e Técnicas de Masuku, “baseiam-se nos efeitos antiplasmodiais, antidiabéticos e anti-hipertensivos de três plantas medicinais gabonesas, incluindo principalmente madeira amarela Enantia Chlorantha”.

Enantia chlorantha é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional do Gabão e em várias regiões tropicais. Utilizada num quadro curativo, esta planta tem um potencial inegável, incluindo antiplasmodial, antimicrobiano, antiviral e hipoglicêmico.

A sua atividade biológica deve-se em grande parte à presença de um alcaloide amplamente estudado: a palmatina. Além disso, as proto-berberinas contidas na “madeira amarela” são conhecidas por possuir propriedades antidiabéticas, anti-hipertensivas e eficazes na regulação do peso corporal“, observou.

Claramente, o uso desta solução “poderia impedir que pessoas com diabetes ou hipertensão desenvolvessem formas graves de Covid-19 ou possivelmente morressem por causa disso”.

O tratamento preventivo é feito a partir de uma planta chamada Quassia africana que faz parte da família Simaroubaceae e contém princípios amargos conhecidos como quassinoides. “O chá de ervas de Quassia é tão amargo que tornaria o sangue intragável para os microorganismos”, disse o médico Guy Stephane Padzys.

No Gabão há cerca de 80 anos, a substância ativa da Quassia africana foi descoberta em 2006 por uma equipa do CNRS e do IRD da Universidade Paul Sabatier de Toulouse, a simalikalactona D, que possui “propriedades antimaláricas tão poderoso quanto a artemisinina”.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

  1. Vinícius Favato

    22/05/2020 at 15:16

    Que maravilha, as plantas são poderosas.
    Aprenda a cultivar Plantas Medicinais e obter produtos de alta qualidade com este curso.
    Acesse o link e aproveite: https://bit.ly/CultivePlantasMedicinais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo