Menos de 24 horas após o vice-presidente e porta-voz do comité diretor do plano de monitorização e resposta contra a epidemia de Coronavírus (COPIL-Coronavírus), Guy Patrick Obiang Ndong, ter anunciado três novos casos positivos para Covid-19 elevando o número de pacientes infetados com o vírus para 24, o governo, através do Ministério da Saúde, decidiu tomar a decisão excecional de reintegrar nas suas funções, o pessoal de saúde aposentado recentemente.
O ministro Max Limoukou, no seu comunicado à imprensa, convidou todos esses profissionais de saúde aposentados a se registarem o mais rápido possível.
“Como parte da luta contra a pandemia de Covid-19, o Ministro da Saúde convida todo o pessoal de saúde aposentado a se registar na Secretaria-Geral do Ministério ou nas várias direções regionais de saúde” refere o comunicado.
Segundo os analistas, esta decisão pode levar a opinião pública a temer uma situação de saúde seriamente grave ou a questionar a capacidade do governo de conter a disseminação da pandemia com o pessoal atual.