África Subsaariana

Gabão: Libreville prepara-se para cimeira extraordinária da CEEAC

Foto: Secretariado-Geral da CEEAC in página oficial CEEAC

O Presidente do Gabão recebeu na quinta-feira o secretário-geral da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), a organização sub-regional da qual Ali Bongo é o presidente em exercício, para preparar a cimeira extraordinária que ocorrerá em 18 de dezembro em Libreville, após a qual serão adotadas novas reformas institucionais.

“Como prelúdio da cimeira extraordinária da CEEAC, recebi o seu secretário geral, Ahmad Allam-Mi. Para garantir a paz e a prosperidade na África Central, é necessária mais integração. Daí o imperativo de propor ambiciosas reformas institucionais, económicas e de segurança”, declarou Ali Bongo Ondimba no Twitter e no Facebook.

Prevê-se que todos os chefes de estado da sub-região estejam presentes na cimeira que será o epílogo de um processo iniciado em 2015 em N’Djamena (Chade) durante outra cimeira durante a qual os líderes da CEEAC expressaram a sua ambição de reformar profundamente esta organização, conhecida pelo seu peso administrativo.

O principal objetivo de 18 de dezembro é ratificar vários projetos de texto relacionados, em particular, ao quadro orgânico da CEEAC. A instituição sub-regional deverá adotar uma comissão no lugar de um secretariado-geral. Os seus poderes serão mais amplos, tornando-a uma entidade proativa.

Os chefes de estado também discutirão o regulamento financeiro, o regulamento do pessoal e a integração da Copax (Conselho de Paz e Segurança na África Central) na arquitetura institucional da CEEAC.

Para a África Central, que continua a ficar para trás em termos de integração em comparação com outros grupos sub-regionais (EAC, SADC, CEDEAO, etc.) percebidos como mais dinâmicos, esta reestruturação é uma pequena revolução.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo