Gabão: “Paciente zero” de Covid-19 está curado

O porta-voz do Comité Diretor do Plano de Monitorização e Resposta contra a epidemia de Coronavírus (COPIL-Coronavírus), Guy Patrick Obiang Ndong, informou na quinta-feira que o “paciente zero” de Covid-19 no Gabão está curado.

O responsável também anunciou que foram registados mais dois novos casos positivos, elevando o número total de pessoas infetadas para 21, das quais uma morte.

O “paciente zero” foi diagnosticado positivo em 12 de março, identificado como sendo um homem gabonês de 27 anos que chegou a Libreville em 8 de março, depois de passar algum tempo em Bordeaux, na França, e que trabalha na Companhia de Petróleo do Gabão.

Este caso lembra que o Covid-19, mesmo sendo um vírus muito contagioso, é fatal apenas num número muito pequeno de casos, provavelmente em menos de 1% dos pacientes infectados. Também mostra a capacidade das instalações de saúde do Gabão de cuidar adequadamente dos pacientes infectados com o vírus“, disse um funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África central.

Além disso, Obiang Ndong indicou que três novos casos foram positivos para o coronavírus. O primeiro é um estudante gabonês de 32 anos nos Camarões, que retornou recentemente após o encerramento de escolas e universidades. Os dois outros casos também são gaboneses: uma mulher de 36 anos contaminada “provavelmente por um colega de trabalho” e um homem de 54 anos “cujas circunstâncias de contaminação estão a ser investigadas” pelas equipas da COPIL-Coronavírus, disse o porta-voz.

No total, até o momento, o Gabão tem 21 casos positivos para o Covid-19 e uma única morte, o que mostra que a cinética da epidemia está contida.

Recorde-se que o Gabão é considerado uma referência da resposta ao Covid-19. A sua estratégia, tanto no lado preventivo (incluindo diagnóstico) quanto curativo, é tomada como exemplo em muitos países do continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…
Cabo Verde: Partidos sem preferência por data das eleições autárquicas

Cabo Verde: Partidos sem preferência por data das eleições autárquicas

Os partidos políticos com assento parlamentar em Cabo Verde afirmaram nesta quarta-feira, 17 de abril, que não têm preferência quanto…
Embaixadores de Angola e Portugal abordam cooperação bilateral

Embaixadores de Angola e Portugal abordam cooperação bilateral

Os Embaixadores de Angola e Portugal na Namíbia, Jovelina Imperial e Rui Carmo, respetivamente, analisaram nesta quarta-feira, 17 de abril,…