O Gabão participará da Cimeira Rússia-África, de 23 a 24 de outubro em Sochi. Esta será uma oportunidade para o Gabão fortalecer a sua cooperação com a Rússia nos campos da agricultura, manejo florestal, hidrocarbonetos e minas, setores em que Moscovo tem “experiência comprovada”.
“Em todos esses setores, podemos identificar facilmente áreas onde a Rússia se destaca, como a agricultura, por exemplo. Sabemos que, nos últimos anos, a agricultura se expandiu consideravelmente na Rússia por causa das sanções ocidentais que estimularam esse desenvolvimento”, disse o embaixador do Gabão na Rússia em 18 de setembro.
“O Gabão está muito impressionado e queremos aprender com a Rússia para ver como podemos alcançar a auto-suficiência alimentar e desenvolver esse setor básico estrategicamente importante”, disse Johanna Rose Mamiaka ao Sputnik.
O Gabão e a Rússia são ricos em recursos naturais, incluindo petróleo, minerais e florestas. “O que faz da Rússia um parceiro de escolha para realizar vários projetos no Gabão”, acrescentou o diplomata gabonês.
“Os setores em que cooperamos são hidrocarbonetos e minerais. Mas queremos levar as empresas russas a intervir em todas as áreas identificadas, sair do caminho comum das matérias-primas e permitir a nossa cooperação em outros setores “, acrescentou Johanna Rose Mamiaka.
Com o objetivo de buscar “as melhores maneiras de fortalecer a cooperação bilateral entre os dois lados”, a Cimeira Rússia-África terá a participação de chefes de estado e de governo africanos, bem como de empresários africanos.
O Gabão será representado por uma forte delegação de pelo menos 40 membros liderados por Ali Bongo ou seu primeiro-ministro.