O Gabão recebeu no passado domingo 9 toneladas de equipamentos médicos do projeto PAS 2 concluído com a AFD, a agência de desenvolvimento francesa, a primeira remessa que visa equipar 60 unidades de reanimação necessárias para o atendimento de pacientes Covid-19.
Esse grande lote de equipamentos inclui 5 ventiladores, cerca de 50 monitores, 4 aparelhos de purificação extra-renal e equipamento de proteção individual (EPI), incluindo 20.000 máscaras, 30.000 batas médicas e 1.000 óculos proteção. Além disso, 210 ventiladores encomendados e pagos pelo Gabão.
A recepção deste equipamento enquadra-se no âmbito do contrato assinado entre o Estado do Gabão e a Agência Francesa de Desenvolvimento e o governo gabonês, cujo montante é de 5 milhões de euros ou 3,5 mil milhões de FCFA. “Faz parte do projeto PAS 2, cujo acordo foi assinado em 2016 e que visa consolidar e reabilitar o sistema de saúde no Gabão. Foi orientado para as províncias desde o início, mas realocamos parte para responder urgentemente à atual crise de saúde “, disse o representante da AFD no Gabão, Leaticia Dufay.
“Este projeto visa fortalecer o dispositivo gabonês para combater a pandemia“, insistiu, por seu turno, o embaixador francês no Gabão, Philippe Autié, esclarecendo que não se limitava à entrega de equipamentos, mas incluía também três outros componentes: formação ao pessoal médico e paramédico, equipar um centro operacional para emergências de saúde e consciencializar o público.
À margem da cerimónia, o ministro dos Negócios Estrageiros gabonês, Alain-Claude Bilie-By-Nze, evidenciou o sinal da “excelência das relações entre o Gabão e a França“. Relações mantidas por laços interpessoais muito próximos e amigáveis entre os presidentes Bongo e Macron.