Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

Gabão recebe 9 toneladas de equipamentos médicos de França para o combate ao Covid-19

O Gabão recebeu no passado domingo 9 toneladas de equipamentos médicos do projeto PAS 2 concluído com a AFD, a agência de desenvolvimento francesa, a primeira remessa que visa equipar 60 unidades de reanimação necessárias para o atendimento de pacientes Covid-19.

Esse grande lote de equipamentos inclui 5 ventiladores, cerca de 50 monitores, 4 aparelhos de purificação extra-renal e equipamento de proteção individual (EPI), incluindo 20.000 máscaras, 30.000 batas médicas e 1.000 óculos proteção. Além disso, 210 ventiladores encomendados e pagos pelo Gabão.

A recepção deste equipamento enquadra-se no âmbito do contrato assinado entre o Estado do Gabão e a Agência Francesa de Desenvolvimento e o governo gabonês, cujo montante é de 5 milhões de euros ou 3,5 mil milhões de FCFA. “Faz parte do projeto PAS 2, cujo acordo foi assinado em 2016 e que visa consolidar e reabilitar o sistema de saúde no Gabão. Foi orientado para as províncias desde o início, mas realocamos parte para responder urgentemente à atual crise de saúde “, disse o representante da AFD no Gabão, Leaticia Dufay.

Este projeto visa fortalecer o dispositivo gabonês para combater a pandemia“, insistiu, por seu turno, o embaixador francês no Gabão, Philippe Autié, esclarecendo que não se limitava à entrega de equipamentos, mas incluía também três outros componentes: formação ao pessoal médico e paramédico, equipar um centro operacional para emergências de saúde e consciencializar o público.

À margem da cerimónia, o ministro dos Negócios Estrageiros gabonês, Alain-Claude Bilie-By-Nze, evidenciou o sinal da “excelência das relações entre o Gabão e a França“. Relações mantidas por laços interpessoais muito próximos e amigáveis entre os presidentes Bongo e Macron.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde tem valorização do dólar como um dos principais riscos orçamentais

Cabo Verde tem valorização do dólar como um dos principais riscos orçamentais

Cabo Verde tem como dois dos principais riscos orçamentais o Setor Empresarial do Estado e o impacto da contínua valorização…
Angola: Governo quer retirar 25 empresas do programa de privatização

Angola: Governo quer retirar 25 empresas do programa de privatização

O Governo angolano prevê a retirada de 25 empresas e ativos do programa de privatização, por razões diversas.  A informação…
Países da CPLP diminuíram mortalidade infantil nos últimos 30 anos

Países da CPLP diminuíram mortalidade infantil nos últimos 30 anos

Todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) diminuíram a mortalidade infantil nos últimos 30 anos, segundo a…
Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

As redes sociais têm sido o ambiente preferido dos apoiantes de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, para se mobilizarem. No…