Gabão vai aderir ao African Trade Insurance (ACA) para conseguir empréstimos a melhores taxas

http://i.imgur.com/OXd4DCk.jpg

“Essa adesão permitirá que o nosso país desfrute do rating A e, acima de tudo, forneça ao Estado, bem como aos bancos locais e ao setor privado, acesso a capital de grande escala e baixo custo, o que a sua classificação atual não lhes permitiria alcançar”, refere o comunicado final do Conselho de Ministros de quinta-feira.

O Gabão está a seguir uma política ativa de redução da dívida, como recomendado pelo FMI que apoia o país através da implementação, a partir de 2018, de reformas de Estado, das finanças e da função pública.

Medidas que, um ano depois, começam a dar frutos. Em maio, o número de funcionários públicos caiu abaixo de 100.000 e a dívida diminuiu 4 pontos percentuais, de 64% em maio de 2018 para 60% do PIB na mesma época de 2019.

Quanto aos rumores que circulam de que o Gabão iria aderir ao ACA principalmente para beneficiar de cobertura contra os riscos de guerra, problemas políticos e comerciais civil, um alto funcionário da Direção da Dívida no Gabão reagiu dizendo que “É uma fantasia, transmitida pelas redes sociais e um punhado de jornalistas que vêem uma razão escondida em todos os lugares e tentam politizar qualquer assunto”.

Segundo o mesmo responsável, “Aderir à ACA permitirá administrar melhor a nossa dívida, em particular refinanciando-nos em termos preferenciais nos mercados. Isso significa que amanhã poderemos renegociar melhor a nossa dívida a taxas melhores, que em última análise ajuda a reduzir o custo da nossa dívida e, portanto, fazer a nossa sustentabilidade da dívida”, explicou o alto funcionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…