África Subsaariana | Economia

Gâmbia ainda não ratificou acordo africano de livre comércio

A Gâmbia é um dos países da África Ocidental que ainda não ratificou  a Área de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA), um acordo para criar um único mercado continental para bens e serviços.

A declaração para a criação da AfCFTA foi assinada por 49 países, incluindo a Gâmbia, no Ruanda, em março de 2018. Após a assinatura, 22 países têm que ratificar o acordo antes que possa entrar em vigor. Até agora, 18 países já ratificaram. A Etiópia, o 19º país, ratificou na semana passada, mas ainda não depositou o instrumento de ratificação na União Africana. Depois da Etiópia, mais três países precisam ratificar o livre comércio continental para que ele entre em vigor.

Peter Joy Sewornoo, da Diretoria de Política Comercial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), disse que dos 18 países que ratificaram, oito são da África Ocidental: Gana, Níger, Costa do Marfim, Guiné, Serra Leoa, Mali, Senegal e Togo.

Embora a Gâmbia tenha assinado o acordo, ainda está por ratificar o documento para formalmente torna o país parte da área continental de livre comércio. Benin e Nigéria também ainda não ratificaram o acordo.

Tei Konzi, comissário da CEDEAO responsável pelo Comércio e Livre Movimento, disse que se espera que o comércio entre os estados africanos cresça de menos de 20% para 52%, avaliado em cerca de 35 mil milhões de dólares até 2022, quando o acordo AfCFTA entrar em vigor.

O acordo também removeria as tarifas de 90% das mercadorias, liberalizaria os serviços e atacaria outras barreiras ao comércio intra-africano, como atrasos nos postos de fronteira.

Segundo Konzi, a implementação do AfCFTA aceleraria o ambiente sem fronteiras, unindo todos os lares, infra-estrutura, investidores e investimentos, bem como instituições, para melhor combater a pobreza, o desemprego e a estagnação económica.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo