Gâmbia: Comissão de Revisão Constitucional inicia sondagem nacional sobre a nova constituição

A Comissão de Revisão Constitucional (CRC) deve iniciar uma sondagem nacional por amostragem sobre a nova Constituição. Neste contexto, a Comissão iniciou uma formação de dois dias dos seus recenseadores selecionados num hotel local de Fajara.

No seu discurso de abertura, o secretário da CRC, Omar Ousman Jobe, disse que o objetivo da sondagem é encorajar as pessoas em domicílios selecionados aleatoriamente a participar do processo de criação da nova Constituição, pois a sondagem complementará as informações qualitativas obtidas das consultas públicas, assim como seguir procedimentos estatísticos rigorosos para obter a opinião das pessoas sobre a nova Constituição.

“A sondagem deverá durar trinta dias e cobrirá áreas selecionadas em todas as regiões do país. Um total de 463 áreas foram identificadas e 9.263 pessoas serão entrevistadas em todo o país, o que representa cerca de um por cento do total atual da população eleitoral”, informou Ousman Jobe. Neste projeto, que terá inicio a 18 de março, estarão envolvidos um total de 52 participantes, incluindo 12 supervisores.

Segundo Ousman Jobe, a sondagem é um importante exercício nacional de desenvolvimento, que está de acordo com as prioridades estratégicas para a unidade nacional, boa administração e democracia do Plano Nacional de Desenvolvimento da Gâmbia (2018-2022).

“O mandato da CDC, conforme estipulado na Seção 6 da Lei CRC 2017, é redigir uma nova Constituição para a República da Gâmbia e preparar um relatório em relação à redação da nova Constituição. Para redigir uma nova Constituição, a CDC é obrigada a rever a Constituição de 1997 e, no processo, consultar os gambianos no território nacional e no exterior para recolher as suas opiniões sobre o que desejam ver incluído numa nova e progressiva Constituição para a  Gâmbia”, concluiu Jobe.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de janeiro de 2023

Revista de Imprensa Lusófona de 20 de janeiro de 2023

Em Cabo Verde o “Expresso das Ilhas” refere que “Cabo Verde e Portugal assinam acordo para conversão de dívida em…
Brasil: Minas Gerais apresenta novos comandantes das Forças Militares de Segurança

Brasil: Minas Gerais apresenta novos comandantes das Forças Militares de Segurança

O Governo do Estado de Minas Gerais, no Brasil, apresentou os nomes dos novos comandantes das Forças Militares de Segurança…
Brasil decide deixar o “Consenso de Genebra” e aliar-se ao “Compromisso de Santiago”

Brasil decide deixar o “Consenso de Genebra” e aliar-se ao “Compromisso de Santiago”

O Governo brasileiro decidiu atualizar o posicionamento do país em fóruns e mecanismos internacionais que tratam da pauta das mulheres,…
Rússia e China realizam exercícios navais conjuntos em fevereiro

Rússia e China realizam exercícios navais conjuntos em fevereiro

A Rússia e a China vão realizar exercícios navais conjuntos na costa índica da África do Sul.  A informação foi avançada por…