África Subsaariana

Gâmbia: Darboe declara que UDP venceu eleições presidenciais de 1996

Abubacar N.M.Ousaino Darboe, o líder do Partido Democrático Unido (UDP) e ex-vice-presidente disse ontem à Comissão da Verdade, Reconciliação e Reparações (TRRC), presidida pelo Dr. Lamin J. Sise, que venceu as eleições presidenciais de 1996.

O líder da UDP e advogado e solicitador do Supremo Tribunal da Gâmbia fez esta revelação enquanto testemunhava como primeira testemunha da 5ª Sessão do TRRC.

O advogado Ousainou Darboe disse que o UDP tinha apoio maciço em todo o país em 1996, observando que o partido era uma coligação de todos os partidos políticos banidos por Yahya Jammeh.

Segundo o depoimento de Darboe, após o processo de votação, a coligação foi feita no State House e os votos para o UDP foram entregues ao APRC, enquanto os votos do APRC foram entregues ao UDP.

O líder da UDP afirmou ainda que o então presidente da PIEC, Gabriel Roberts, foi feito refém pelos rapazes cáqui e libertado após o resultado ter sido declarado.

“Os nossos agentes não foram autorizados a entrar nos centros de contagem e os representantes do nosso partido foram forçados a deixar os centros de contagem”, relatou.

Darboe revelou que o UDP decidiu não ir a tribunal porque o Judiciário estava a ser manipulado, pois ir ao tribunal legitimaria ainda mais o APRC.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo