África Subsaariana

Gâmbia e Qatar assinam quatro novos acordos bilaterais

O Presidente Adama Barrow e o Emir do Estado do Qatar, o Sheikh Tamim Bin Hamad Al-Thani, presidiram a assinatura de quatro novos memorandos de entendimento e acordos bilaterais entre os governos da Gâmbia e do Qatar.

Os acordos envolvem cooperação mútua nos setores de comunicação, judiciário, alfândega, juventude e desporto. Em nome da Gâmbia, os vários ministros da informação e comunicação, justiça e negócios estrangeiros assinaram os acordos com os seus homólogos do Qatar nas seguintes áreas:

Comunicação: os dois governos concordam em operar nos territórios um do outro nas áreas de serviço de comunicação via satélite.

Assistência administrativa mútua: Ambas as partes concordaram em trocar informações entre as autoridades aduaneiras dos dois países.

Assuntos Jurídicos: Envolve o aprimoramento da capacidade dos sistemas judiciais de ambos os países, através da partilha de experiências. Os dois países também concordam em cooperar e prestar assistência mútua na área de aplicação da lei aduaneira, concentrando-se em duas áreas específicas: “Assistência Administrativa para Aplicação Opcional da Lei Aduaneira” e “Repressão, Investigação e Combate às Violações Aduaneiras”.

Juventude e desporto: A Gâmbia e o Qatar concordam em promover um intercâmbio amigável de campos de jovens e torneios de futebol entre os dois países.

Entre os outros compromissos do presidente no segundo dia da visita de Estado ao Qatar, incluem-se uma reunião com o CEO da Qatar Charity, onde discutiram uma possível parceria para que a organização inicie as suas operações na Gâmbia. A organização não-governamental cobre áreas de saúde, abastecimento de água e educação.

O Presidente Barrow também visitou o Museu Nacional do Qatar e foi encorajado pela exibição da rica história e liderança visionária que lançou as bases para um estado moderno do Qatar no século XXI.

Mais tarde, o presidente encerrou o dia com reuniões separadas com o presidente da Arabiya Trading, Abdulrahman Al Mahmoud e Muhamad Sultan Al Jabeer, da Jabeer Construction.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo