Gâmbia: ECOMIG continua ativa no país

O porta-voz do governo da Gâmbia informou que as forças da ECOMIG continuam ativas no país e que a sua presença permanece legítima, por enquanto.

Desde 2017, as tropas do Senegal, Nigéria e Gana foram deslocadas alternadamente no país após as eleições de 2016.

A missão das forças regionais, financiadas pela União Europeia através do Fundo de Apoio à Paz em África, era garantir a estabilidade do país durante a transição da ditadura para a democracia.

Dado que o mandato atual das forças regionais supostamente chega ao fim neste mês, ainda não está claro se CEDEAO a renovará. A reunião interministerial planeada para discutir o assunto, entre outras questões, ainda não poderá ser realizada devido à crise do coronavírus.

Segundo o porta-voz do governo, Ebrima G. Sankareh, a permanência contínua das forças da ECOMIG na Gâmbia está sujeita a revisões periódicas.

“Há algumas semanas, os CDSs dos vários Estados membros tiveram uma reunião virtual e fizeram várias recomendações no que se refere às atividades da ECOMIG, bem como de outras forças dentro da sub-região”, afirmou Sankareh.

O porta-voz acrescentou que “Uma reunião interministerial da CEDEAO deveria ter lugar, mas foi adiada devido à situação de emergência que afeta todos os estados membros como resultado da pandemia de Covid-19. No momento, a situação está em revisão, enquanto se aguarda a decisão final a ser tomada a nível dos Chefes de Estado da CEDEAO”.

Entretanto, o atual mandato das forças de intervenção da África Ocidental irá expirar neste mês e ainda não está claro se será prorrogado e, em caso afirmativo, quando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…