Gâmbia: Embaixador francês reafirma o apoio da França

O embaixador francês na Gâmbia, de saída para o Senegal, Christophe Bigot, revelou, em conferência de imprensa realizada na embaixada francesa em Fajara, que acompanhou o vice-presidente Touray e o presidente às cidades de Koina e Fatoto em visita às autoridades para o projeto de educação que estão a implementar para os professores franceses. O diplomata declarou que, como a Gâmbia faz parte dos países de língua francesa, é importante ter as ferramentas necessárias para promover o francês nas escolas.

“A democracia da Gâmbia é muito jovem e precisa ser protegida. É por isso que promovemos o treino da Unidade de Intervenção da Polícia (UIP) através do gabinete do Conselheiro Nacional de Segurança, para 40 oficiais durante duas semanas, e é o primeiro passo ”, disse. “Vamos reforçar as capacidades porque consideramos muito importante, num estado democrático, que a polícia cumpra o estado de direito”, acrescentou.

Segundo Bigot, o Parlamento francês e a Gâmbia têm estreitas relações bilaterais na área de partilha de experiências e capacitação, reafirmando que o governo francês está comprometido em ajudar a Gâmbia em muitos aspectos, especialmente nos campos da agricultura, saúde, turismo e a reforma do setor de segurança.

Bigot afirmou que nos últimos anos tem testemunhado mudanças positivas na democracia do país, o que levou a França a abrir uma antena diplomática em Banjul este ano, e nomear um Responsável pelos Negócios que representará a França de uma forma mais ativa no terreno.

“Também ajudaremos na área de água e eletricidade no início de 2020. Os professores franceses também estão a receber assistência para melhorar as suas capacidades de ensino de idiomas, acrescentou“.

Uma nova escola francesa será inaugurada este ano no French Cultural Centre, Alliance Français, para promover a língua francesa na Gâmbia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil regista maior taxa de transmissão de covid-19 desde julho de 2020

Brasil regista maior taxa de transmissão de covid-19 desde julho de 2020

A taxa de transmissão (Rt) da covid-19 no Brasil está em 1,78, de acordo com informações do Imperial College, de…
Resistência aos antibióticos é uma das principais causas de morte no mundo

Resistência aos antibióticos é uma das principais causas de morte no mundo

As infecções bacterianas que não respondem ao tratamento são uma das principais causas de morte em todo o mundo. Em…
Moçambique: Tempestade Ana mata mãe e filha

Moçambique: Tempestade Ana mata mãe e filha

A tempestade tropical Ana causou duas mortes e 49 feridos em Moçambique, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Desastres…
Crianças na África Subsaariana morrem de covid-19 a uma taxa mais alta do que no resto do mundo

Crianças na África Subsaariana morrem de covid-19 a uma taxa mais alta do que no resto do mundo

Crianças na África Subsaariana que são hospitalizadas com covid-19 estão a morrer a uma taxa muito maior do que crianças…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin