O gambiano Momodou Lamin Sisay, de 39 anos, foi morto após um tiroteio que ocorreu na Temple Johnson Road, perto de Pate Road, em Snellville, Geórgia, de acordo com a imprensa local dos EUA.
As autoridades relataram que incidente teve início numa operação stop por volta das 4 da manhã do dia 30 de maio e que depois se transformou numa perseguição.
“O motorista do veículo arrancou a toda velocidade e recusou-se a parar”, disse a polícia de Snellville. “Os policias tentaram controlar o veículo, e fizeram com que encostasse na berma da estrada”.
De acordo com o pai da vítima, Lare Sisay, em entrevista à imprensa local, os familiares não aceitam e contestam a narrativa da polícia da Geórgia, e pretendem fazer a sua própria investigação sobre as circunstâncias que levaram à morte de Momodou.
A polícia de Snellville relatou que “o sujeito empunhou uma arma e começou a disparar contra os policias. Houve troca de tiros”.
Sisay rejeita o relatório e diz que “Eles literalmente caminharam em direção ao carro e, como esse oficial relatou que ele empunhava uma arma, se não fizeram nenhuma tentativa para revistá-lo, pedir que saísse do veículo ou dizer que largasse arma. Apenas atiraram. Vários tiros foram disparados e ele morreu no local.”
“Não estamos a dizer que aceitamos ou contestamos a narrativa, mas queremos esperar até que o relatório da autópsia seja publicado e fazermos a nossa própria investigação. Faremos uma autópsia independente e queremos que um investigador particular investigue as circunstâncias da sua morte e, se necessário, contrate um advogado para processar a polícia da Geórgia. Não vamos deixar passar isto“.
Sisay acrescentou que “falei com ele apenas alguns dias atrás. Ele era uma pessoa muito piedosa, ia à mesquita e rezava mesmo quando estava na escola, ele não estava com nenhum tipo de problema que eu conheça. Apenas tinha uma arma. Era alguém que abominava a violência, e não gostava de nenhum tipo de violência“.
Entretanto, o Departamento de Investigação da Geórgia foi ordenada a investigar o tiroteio envolvendo o departamento de polícia de Snellville e o departamento de polícia do condado de Gwinnett que provocaram a morte de Momodou.