África Subsaariana

Gâmbia: milhares de manifestantes pedem o regresso de Yahya Jammeh

Yahya Jammeh

Milhares de apoiantes do ex-presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, que governou o país com punho de ferro durante 22 anos, protestaram na capital Banjul na quinta-feira para exigindo o seu regresso do exílio, avançou a AFP.

A convite do partido de Yahya Jammeh, a Aliança Patriótica de Reorientação e Construção (APRC), os manifestantes dirigiram-se à direção da sede da Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos para depositar uma petição no local destinada à União Africana.

Os apoiantes de Yahya Jammeh não querem ouvir acusações de crimes contra o ex-ditador. “Antes da sua partida, houve um acordo para ele voltar ao país. Precisamos do nosso líder do partido”, disse à AFP uma das manifestantes, Ismaila Colley, de 26 anos, descrevendo o ex-presidente como um “homem de paz”, apesar de desde o ano passado, a Comissão de Verdade e Reconciliação ter vindo a ouvir o testemunho avassalador das vítimas das atrocidades cometidas sob Yahya Jammeh.

O ex-partido presidencial, APRC, exige o respeito de um acordo concluído com a ONU, a CEDEAO e a União Africana. Segundo o APRC, este acordo garante a Yahya Jammeh o direito de regressar à Gâmbia com o status de cidadão e ex-presidente.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo