Gâmbia: Ministério da Saúde em alerta sobre coronavírus

O Ministério da Saúde gambiano informa ao público que está totalmente ciente do surto de coronavírus na China e está a monitorizar a situação.

Um comunicado de imprensa do ministério informa que os coronavírus são uma família de vírus que causa constipação comum e outras doenças respiratórias graves.

Atualmente, o Ministério da Saúde está a contatar parceiros locais e internacionais relevantes, como a Organização Mundial de Saúde, o Centro Africano de Controle de Doenças, a Organização da Saúde da África Ocidental e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos para partilhar informações sobre definições de casos recomendadas, protocolos para deteção e gestão de casos, recolha e transporte de amostras para os laboratórios regionais designados para preparar melhor o país para uma resposta adequada à pandemia em andamento.

Segundo o comunicado, o Ministério da Saúde está em contato e compartilhou informações relevantes com as regiões de saúde e hospitais para estar em alerta. A instituição acrescenta que está a fortalecer o sistema de vigilância, especialmente nos pontos de entrada (terrestres, marítimos e aéreos) para melhorar a triagem de doenças respiratórias graves e o histórico de viagens.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o surto ainda não constitui uma emergência de saúde global e todas as medidas para impedir a entrada da doença na Gâmbia serão adotadas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros.

O comunicado aconselha o público a denunciar febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias no estabelecimento de saúde mais próximo ou ligar para o Número grátis 1025 para obter mais informações.

O Ministério da Saúde também aconselha o público a lavar as mãos com sabão, evitar contato próximo com pessoas com tosse e febre, e limpar e desinfetar objetos e superfícies frequentemente tocados, como maçanetas, mesas, cadeiras, entre outros, como medidas de precaução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin