Gâmbia: Ministério da Saúde em alerta sobre coronavírus

O Ministério da Saúde gambiano informa ao público que está totalmente ciente do surto de coronavírus na China e está a monitorizar a situação.

Um comunicado de imprensa do ministério informa que os coronavírus são uma família de vírus que causa constipação comum e outras doenças respiratórias graves.

Atualmente, o Ministério da Saúde está a contatar parceiros locais e internacionais relevantes, como a Organização Mundial de Saúde, o Centro Africano de Controle de Doenças, a Organização da Saúde da África Ocidental e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos para partilhar informações sobre definições de casos recomendadas, protocolos para deteção e gestão de casos, recolha e transporte de amostras para os laboratórios regionais designados para preparar melhor o país para uma resposta adequada à pandemia em andamento.

Segundo o comunicado, o Ministério da Saúde está em contato e compartilhou informações relevantes com as regiões de saúde e hospitais para estar em alerta. A instituição acrescenta que está a fortalecer o sistema de vigilância, especialmente nos pontos de entrada (terrestres, marítimos e aéreos) para melhorar a triagem de doenças respiratórias graves e o histórico de viagens.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o surto ainda não constitui uma emergência de saúde global e todas as medidas para impedir a entrada da doença na Gâmbia serão adotadas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros.

O comunicado aconselha o público a denunciar febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias no estabelecimento de saúde mais próximo ou ligar para o Número grátis 1025 para obter mais informações.

O Ministério da Saúde também aconselha o público a lavar as mãos com sabão, evitar contato próximo com pessoas com tosse e febre, e limpar e desinfetar objetos e superfícies frequentemente tocados, como maçanetas, mesas, cadeiras, entre outros, como medidas de precaução.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Brasil: Autoridades europeias criticam atos de vandalismo

Brasil: Autoridades europeias criticam atos de vandalismo

O presidente da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu, David McAllister, o presidente da Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana,…
Brasil: Governador do Rio de Janeiro cria grupo para monitorizar e evitar ataques de vândalos

Brasil: Governador do Rio de Janeiro cria grupo para monitorizar e evitar ataques de vândalos

Claudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, esteve em Brasília com governadores e representantes das 27…
Brasil: agressões a jornalistas “preocupa” membros do governo

Brasil: agressões a jornalistas “preocupa” membros do governo

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) do Brasil, Paulo Pimenta, disse que existe “o…
Timor-Leste: Governo introduz voto postal no estrangeiro para as legislativas

Timor-Leste: Governo introduz voto postal no estrangeiro para as legislativas

O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou uma proposta de alteração à lei das eleições para o Parlamento. Esta visa…