O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Gambianos no Exterior declarou, na segunda-feira, que as forças da Ecomig servem como uma força estabilizadora na Gâmbia.
Mamadou Tangara fez a observação numa reunião com os delegados do Conselho de Paz e Segurança da União Africana como demonstração de apreço pelo papel desempenhado pelas forças do Ecomig na manutenção da paz e segurança no país.
Os 26 membros da Missão de Campo do Conselho de Segurança da UA no país foram recebidos por Tangara no seu gabinete na segunda-feira para se familiarizar com a situação de segurança no país.
Ao receber a delegação, Tangara elogiou os respetivos países por apoiar o povo da Gâmbia ao garantir que a vontade dos gambianos prevalecesse durante o impasse político que o país vivenciou em dezembro de 2016 e prestou uma homenagem especial à Nigéria, Mauritânia e Guiné Equatorial pelo papel que desempenharam durante o impasse político.
Tangara também instou os membros do Conselho a estender o mandato das forças de Ecomig, acrescentando que a reforma do setor de segurança está em andamento.
O ministro também enfatizou a necessidade de aumentar a capacidade das forças de segurança, especialmente as forças armadas.
O governante aplaudiu a Equipa do Conselho de Segurança da UA pelo seu trabalho árduo e apelou para que redobrem os seus esforços no sentido de trazer um maior desenvolvimento no continente através da garantia da paz.
Segundo Tangara, o governo está a trabalhar na atração de investimentos estrangeiros diretos e turismo, entre outros no país.
O embaixador do Togo na União Africana, Sebade Toba, expressou satisfação com o progresso registado e expressou otimismo de que a tendência seria mantida.