Mais de 66% dos gambianos acreditam que o presidente Adama Barrow é um líder confiável, de acordo com uma sondagem recentemente realizada pelo Afrobarometer, um projeto de estudo não partidário pan-africano e a sua afiliada gambiana, o Centro de Pesquisa Política e Estudos Estratégicos (CepRass).
Os resultados mostraram que a maioria dos gambianos, 67% confiam na liderança do Presidente Barrow.
O relatório divulgado na semana passada no Kairaba Beach Hotel, também mostra a perceção dos gambianos sobre Confiança e Corrupção em instituições do país.
Questionados sobre “Quanto confia em cada um dos seguintes ou não ouviu falar o suficiente sobre eles para dizer?” O Presidente Barrow ficou em terceiro lugar entre os três principais dos mais confiáveis, com 67% dos gambianos dizendo que o consideravam um líder confiável, mas atrás dos líderes tradicionais e religiosos. Os Líderes Tradicionais ocuparam a segunda posição com 71% e os Líderes Religiosos marcaram 85%, tornando-os os líderes mais confiáveis do país.
Enquanto 67% dos entrevistados consideram que o presidente é confiável, 19% dizem confiar um pouco nele, no entanto, 10% dizem não confiar no presidente e 4% dizem não saber.
Um número maior de gambianos, 65%, também afirmam confiar no Exército, na Comissão Eleitoral Nacional 64%, nos Tribunais 63% e nos deputados 61%.
Ismail Ceesay, professor de ciência política da Universidade da Gâmbia, e o principal pesquisador, disse que os dados fornecidos são importantes para o governo, afirmando que isso deve servir como um guia para medir a opinião pública sobre seu desempenho.
A sondagem foi realizada entre 23 de julho e 12 de agosto de 2018 e foram inquiridos 1.200 cidadãos adultos das sete regiões da Gâmbia.