Gâmbia: Sondagem mostra que maioria dos gambianos confiam em Barrow

Mais de 66% dos gambianos acreditam que o presidente Adama Barrow é um líder confiável, de acordo com uma sondagem recentemente realizada pelo Afrobarometer, um projeto de estudo não partidário pan-africano e a sua afiliada gambiana, o Centro de Pesquisa Política e Estudos Estratégicos (CepRass).

Os resultados mostraram que a maioria dos gambianos, 67% confiam na liderança do Presidente Barrow.

O relatório divulgado na semana passada no Kairaba Beach Hotel, também mostra a perceção dos gambianos sobre Confiança e Corrupção em instituições do país.

Questionados sobre “Quanto confia em cada um dos seguintes ou não ouviu falar o suficiente sobre eles para dizer?” O Presidente Barrow ficou em terceiro lugar entre os três principais dos mais confiáveis, com 67% dos gambianos dizendo que o consideravam um líder confiável, mas atrás dos líderes tradicionais e religiosos. Os Líderes Tradicionais ocuparam a segunda posição com 71% e os Líderes Religiosos marcaram 85%, tornando-os os líderes mais confiáveis do país.

Enquanto 67% dos entrevistados consideram que o presidente é confiável, 19% dizem confiar um pouco nele, no entanto, 10% dizem não confiar no presidente e 4% dizem não saber.

Um número maior de gambianos, 65%, também afirmam confiar no Exército, na Comissão Eleitoral Nacional 64%, nos Tribunais 63% e nos deputados 61%.

Ismail Ceesay, professor de ciência política da Universidade da Gâmbia, e o principal pesquisador, disse que os dados fornecidos são importantes para o governo, afirmando que isso deve servir como um guia para medir a opinião pública sobre seu desempenho.

A sondagem foi realizada entre 23 de julho e 12 de agosto de 2018 e foram inquiridos 1.200 cidadãos adultos das sete regiões da Gâmbia.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…
Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

O Governo angolano assegurou nesta quinta-feira, 24 de novembro, que vai entregar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)…
Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Segundo a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, desde o início de novembro houve um pequeno aumento dos…
Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) de Portugal já reconheceu as qualificações académicas de cerca de 100 cidadãos ucranianos desde…