África Subsaariana

Gâmbia: Yankuba Touray acusado de homicídio

Um ex-membro da junta e ex-ministro das Terras do Governo Local, Yankuba Touray, foi acusado de homicídio pelo juiz Ebrima Jaiteh do Supremo Tribunal da Gâmbia. Touray irá recorrer da sentença de acordo com fontes judiciais.

O tribunal considerou provado que Yankuba Touray em algum momento do mês de junho de 1995, em Kololi, na região da Costa Oeste da Gâmbia, sob a jurisdição do tribunal, causou a morte de Ousman Koro Ceesay ao espancá-lo com um pilão e outras armas perigosas acabando por provocar a sua morte.

A acusação de Touray ocorreu após a sua recusa em testemunhar perante a Comissão da Verdade, Reconciliação e Reparações (TRRC) – uma instituição criada para estabelecer a verdade e reconciliar os gambianos após 22 anos de crescimento opressivo. Touray alegou ter imunidade constitucional e, portanto, desconsiderou a legitimidade do TRRC.

Essa M. Faal, descreveu Touray como a primeira testemunha a desafiar as autoridades do TRRC depois de se recusar a testemunhar perante a comissão na semana passada.

O ex-ministro acabou por ser preso por ordem do presidente do TRRC, Lamin J. Sise e será novamente presente no tribunal na segunda-feira, 8 de julho de 2019.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo